- FutCeará
- Chapecó do Cariri: Uma Homenagem que Transcende o Futebol
Chapecó do Cariri: Uma Homenagem que Transcende o Futebol
Por Redação FutCeará em 13/09/2024 14:13
A Chapecó do Cariri: Uma História de Solidariedade e Paixão pelo Futebol
No coração do Ceará, em Juazeiro do Norte, uma equipe de futebol amador carrega o nome de um clube que se tornou símbolo de superação e esperança: a Chapecó do Cariri. A história da equipe cearense e a sua ligação com a Chapecoense, do outro lado do país, é uma demonstração comovente de solidariedade e paixão pelo esporte.
A Chapecó do Cariri foi fundada em 25 de fevereiro de 2016, inicialmente com o nome de "Ceará Esporte Clube", em homenagem ao ex-jogador Assisinho, que doou material esportivo para o time. A cidade catarinense de Chapecó, distante 3.505 quilômetros de Juazeiro do Norte, era um ponto no mapa distante para a equipe cearense. Mas, em 28 de novembro de 2016, a tragédia que vitimou 71 pessoas, incluindo jogadores, dirigentes e comissão técnica da Chapecoense, em um acidente aéreo na Colômbia, mudou para sempre a história da equipe cearense.
Em um gesto de respeito e comoção, os atletas e amigos fundadores da equipe decidiram renomear o time para Chapecó do Cariri, em homenagem ao clube catarinense. A mudança do nome foi oficializada dois dias após a tragédia, em uma demonstração emocionante de solidariedade e apoio à Chapecoense.
Ata de troca de nome do time, trecho cedido pela Associação de Apoio ao Esporte Amador do Juazeiro do Norte ? Foto: Arquivo/Asseajuno (Associação de Apoio ao Esporte Amador do Juazeiro do Norte)
- Quando a gente subiu (de divisão), foi mesmo na época que aconteceu a tragédia. Falei com o Alan para mudarmos o nome de Ceará para Chapecó em homenagem a eles - explicou Valdenir Andrade, técnico e fundador do time ao lado de Alan Vieira.
A Chapecó do Cariri: O Triunfo do Esporte Amador
A Chapecó do Cariri não se deixou abater pela tragédia. A equipe, que já carregava a paixão pelo esporte em seu DNA, se tornou um símbolo de superação e união. A equipe disputou a Terceira Divisão da Asseajuno (Associação de Apoio ao Esporte Amador do Juazeiro do Norte), subiu para a Segunda e, em 2023, conquistou o título da Primeira Divisão, conhecida como "Libertadores do Cariri".
Chapecó do Cariri como campeã da primeira divisão da Copa Asseajuno de 2023. ? Foto: Divulgação/Chapecó do Cariri
- Foi batizada assim pelos próprios participantes, por ser uma competição acirrada. A gente tem cerca de dez ou 12 clubes que brigam pelo título. Tem uma abrangência grande no Cariri. Tem equipes que recebem atletas até mesmo da Região Metropolitana de Fortaleza. Servimos de espelho para muitas cidades vizinhas - explicou Vicente Pinheiro, ao ge.
O título da "Libertadores do Cariri" é um marco na história da Chapecó do Cariri. A equipe, que começou como um projeto de amigos, conquistou um lugar de destaque no futebol amador do Ceará, mostrando que a paixão pelo esporte e a força da superação podem mover montanhas.
Uma Homenagem que Se Estende Além do Campo
A conexão da Chapecó do Cariri com a Chapecoense vai além da homenagem no nome. A equipe cearense mantém viva a memória do clube catarinense em todos os seus atos, com um escudo que inclui o nome da cidade catarinense e duas letras "C", em referência a Chapecó e ao Cariri, formando uma bola de futebol junto ao ano de fundação. A equipe também veste as cores alviverde, em homenagem ao Verdão do Oeste.
Chapecó do Cariri, futebol amador ? Foto: Louise Dutra/Arte Digital SVM
A Chapecó do Cariri é mais do que um time de futebol. É uma comunidade que se une em torno do esporte, carregando consigo a história da Chapecoense e a força da superação. A equipe cearense é uma prova de que a paixão pelo futebol pode transcender as fronteiras e unir pessoas em um sentimento de solidariedade e esperança.
Já na Série B do Brasileiro, Ceará e Chapecoense voltam a se encontrar neste domingo (15). O duelo será às 18h30 (de Brasília), na Arena Condá.
Chapecó do Cariri durante comemoração do título da Copa Asseajuno 2023. ? Foto: Divulgação/Chapecó do Cariri
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros