A construção da primeira ferrovia no Ceará, conhecida como Estrada de Ferro de Baturité, teve início em 1870 e foi inaugurada em 1882. Esse projeto foi de extrema importância para o desenvolvimento econômico e infraestrutural da região.
A Estrada de Ferro de Baturité foi uma das primeiras ferrovias construídas no Nordeste brasileiro. Seu objetivo principal era facilitar o transporte de mercadorias, principalmente café, que era produzido em grande quantidade na região do Maciço do Baturité.
A construção da ferrovia trouxe diversos benefícios para o Ceará. Além de impulsionar a economia local, permitindo um escoamento mais eficiente dos produtos agrícolas, a estrada também contribuiu para a modernização do estado. A chegada dos trilhos possibilitou a ligação entre diferentes cidades e povoados, facilitando o deslocamento das pessoas e estimulando o comércio entre as localidades.
Com cerca de 120 km de extensão, a Estrada de Ferro de Baturité contava com estações ao longo do percurso, como Maranguape, Pacatuba e Redenção. Essas estações se tornaram pontos importantes para as comunidades locais, servindo como centros comerciais e promovendo o crescimento urbano ao seu redor.
Infelizmente, com o passar dos anos e avanços tecnológicos no setor rodoviário, a importância da ferrovia diminuiu gradualmente. A linha férrea deixou oficialmente de operar em 1980, sendo desativada e substituída por rodovias.
Mesmo assim, a história da Estrada de Ferro de Baturité permanece viva na memória dos cearenses. Hoje, alguns trechos da antiga ferrovia foram revitalizados e transformados em espaços turísticos e culturais, como o Museu do Trem em Maranguape.
A construção da primeira ferrovia no Ceará foi um marco importante para o desenvolvimento do estado. Ela representou um avanço significativo na infraestrutura local e contribuiu para impulsionar a economia regional. Mesmo que não esteja mais em operação, a Estrada de Ferro de Baturité deixou um legado duradouro na história do Ceará.