- FutCeará
- Série B: Análise detalhada das chances de acesso e rebaixamento após a 33ª rodada
Série B: Análise detalhada das chances de acesso e rebaixamento após a 33ª rodada
Por Redação FutCeará em 25/10/2024 13:47
Série B: A disputa pelo acesso à elite fica mais acirrada
A 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro trouxe mudanças significativas na corrida pelo acesso à Série A. Santos e Sport ampliaram suas chances de retornar à elite nacional, enquanto o Ceará viu suas possibilidades diminuírem. O Santos, com a vitória no confronto direto com o Ceará, aumentou sua probabilidade de acesso de 92,43% para 97,40%. O Sport, por sua vez, goleou o Guarani, elevando suas chances de acesso de 89,95% para 96,44%.
A derrota do Ceará abriu caminho para os quatro primeiros colocados. O Novorizontino, terceiro colocado, conseguiu aumentar suas chances de disputar a Série A no ano que vem de 71,09% para 84,53% após vencer o Avaí. O Mirassol, com a vitória sobre o CRB fora de casa, ampliou seu potencial de acesso de 64,33% para 77,82%.
As chances de acesso do Ceará diminuíram consideravelmente, passando de 47,32% para 21,21%. O Vila Nova, com a vitória sobre o Amazonas, teve suas chances de acesso elevadas de 10,14% para 13,03%.
Analisando os riscos de rebaixamento na Série B
A 33ª rodada também trouxe novas incertezas para alguns clubes que lutam para se manter na Série B. O Guarani, lanterna da competição, tem cinco pontos a menos que o CRB, 16º colocado e primeiro time fora do Z4. A goleada sofrida para o Sport demonstra a dificuldade da equipe campineira em se manter na Série B, elevando seu risco de rebaixamento de 88,05% para 94,31%.
O Brusque, derrotado pela Ponte Preta, também está em uma situação delicada, com um risco maior de disputar a Série C no ano que vem: a probabilidade de queda foi de 73,70% para 87,56%.
Em um confronto direto entre equipes do interior de São Paulo contra o rebaixamento, o Botafogo-SP foi derrotado em casa pelo Ituano. Apesar da vitória, o Ituano ainda está mais ameaçado do que o Botafogo de Ribeirão Preto. O risco de queda do Ituano foi de 84,51% para 73,57%, enquanto o Botafogo-SP tinha risco de 34,95% de ir para a Série C e agora está com 45,63%.
A disputa pelo título da Série B: Santos e Sport em uma briga particular
A superação das dificuldades encontradas nas últimas rodadas colocou Santos e Sport em uma disputa particular pelo título da Série B. O potencial de o Santos ser o campeão passou de 44,58% para 50,37%, enquanto as chances do Sport passaram de 32,54% para 33,09%. Os dois times se enfrentam na última rodada, no Recife.
"Vive aos pedaços". Essa frase, dita por Barroca e Zé Ricardo, reflete a realidade de muitos técnicos no futebol brasileiro. A vida de treinador é desafiadora, com altos e baixos, e exige muita dedicação e resiliência.
Em parceria com o economista Bruno Imaizumi, calculamos as chances de cada equipe vencer os jogos restantes, realizando 10 mil simulações para cada partida a ser disputada, o que resulta nos percentuais do quadro abaixo. A metodologia empregada está explicada no fim do texto.
Metodologia para calcular as chances de acesso e rebaixamento
Em parceria com o economista Bruno Imaizumi, calculamos as chances de cada equipe vencer os jogos restantes, realizando 10 mil simulações para cada partida a ser disputada, o que resulta nos percentuais dos quadros acima.
Apresentamos as probabilidades estatísticas baseadas em parâmetros de ataque e defesa das equipes quando jogam em casa ou fora. O modelo empregado nas análises segue uma distribuição estatística chamada Poisson Bivariada, que calcula as probabilidades de eventos (no caso, os gols de cada equipe) acontecerem dentro de um certo intervalo de tempo (o jogo). Para chegar às previsões sobre as chances de cada time terminar o campeonato em cada posição foi empregado o método de Monte Carlo, que basicamente se baseia em simulações para gerar resultados. Para cada jogo ainda não disputado, realizamos dez mil simulações.
*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Davi Barros, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Igor Mattos, João Guerra, Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira e Valmir Storti.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros